sexta-feira, novembro 21, 2008

Relações Públicas.



O profissional de relações de públicas é o responsável por todo o trabalho de comunicação de uma empresa, instituição ou, até mesmo uma pessoa. Ele se preocupa com a imagem das empresas diante do mercado e do consumidor, desempenhando varias funções dentro da profissão como o Relações Públicas Proativo, Relações Públicas Reativo e o Media Training.

Relações Públicas Proativo é aquele que resolve os problemas antes que eles possam trazer conseqüências para o cliente. Um relações públicas tem que estar sempre muito bem informado com as principais notícias do mundo, principalmente as que podem afetar seus clientes, acompanhar as decisões internas da empresa e estar próximo ao presidente, assim ele previne seu cliente contra futuras crises, como por exemplo, as pílulas de farinha dos laboratórios Schering. A sua função, como profissional, é administrar e controlar toda a desordem evitando uma repercussão negativa desnecessária.

O Relações Públicas Reativo é aquele que só age depois que o problema surge, dando como exemplo, o escândalo da Parmalat quando descobriram que parte do leite distribuído estava adulterado. Nesse momento entra o trabalho do RP, que faz com que através de seus argumentos a situação se inverta a favor da empresa. Meses depois a empresa Parmalat voltava a operar, quase que normalmente, graças ao trabalho de seus relações públicas.

O Media Training é o profissional que treina o executivo com simulações de entrevistas, coletivas de imprensa e perguntas embaraçosas de jornalistas, tendo como objetivo ajudar o cliente a ter boa desenvoltura, superar medos e ansiedades.


Por Jéssica Nayanne.

6 comentários:

  1. Finalmente um texto com que eu entendo a diferença entre proativo e reativo.. ta muito bom o texto muito bom msm.

    Não conhecia muito sobre esse assunto, mais vejo que é bem interresante

    ResponderExcluir
  2. Eu nem sabia que existia esse tal de media training...

    Muito bom saber
    Arrasou!

    ResponderExcluir
  3. Tá bem formulado e "intendível".
    O uso da linguagem simples facilitou a leitura e o próprio entendimento sobre o assunto. Não se precisou estudar sobre Relações Públicas ou ver algo sobre esse tema para entender o texto.

    Gostei. Ficou ótimo.
    Fácil, prático, direto e objetivo, que é o mais importante.

    Bom mesmo!

    ResponderExcluir
  4. menino... pensava q essa hist de relações publicas era mais simples... mas to vendo que o negocio é beeeem mais complexo!

    ta otimo o texto.

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  5. Estou impressionado com este "argumento simples" que só me enriqueceu... Simples mas rico em questão de informação!!!

    Parabéns...

    ResponderExcluir
  6. eu nem sabia um monte de coisa tbm... oaiaoaiaoai desculpa ae que a autora é minha miguxa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    bjão

    ResponderExcluir

Solte o termo por aqui!